09 novembro 2007

Aprendendo com os Miúdos.

Geralmente os adultos não se interessam pelas novidades tecnológicas, seja por terem um grau de dificuldade nas operações dos programas, por medo ou receio de algo não correr bem, por não acharem piada ou simplesmente por comodismo.
Ao contrário das crianças que apesar de não terem muitos “conhecimentos” vão à procura daquilo que as interessem.
Na infância há um interesse maior pelas descobertas, criatividade, gosto pelos desafios e o fascínio em poder manipular e controlar os equipamentos, daí ser tão espontâneo o manuseio e apropriação das tecnologias no processo de aprendizagem das crianças.
Com o acesso alargado ao uso das tecnologias e a liberdade de escolha que se tem referente aos produtos e serviços tecnológicos torna-se mais fácil o processo de aprendizagem e o desenvolvimento, pois quanto maior for à liberdade de escolha, melhor será a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.
Cabe aos pais ter a sensibilidade de perceber e reconhecer a capacidade de seus filhos no que diz respeito ao uso de ferramentas como computadores, TV, vídeo, etc.; permitindo o acesso e a liberdade de escolha, para que as crianças estejam à vontade no que diz respeito à operacionalização destes equipamentos tecnológicos em seu dia-a-dia. e até mesmo compartilharem aprendizagens com seus pais.



Até já!

Sem comentários: