O conceito de literacia tecnológica é um pouco restrito no que diz respeito às aprendizagens significativas; o conceito aponta para os conhecimentos e competências básicas, bem como atitudes positivas face as tecnologias que levam as pessoas a lidar com confiança no seu dia-a-dia com as novas tecnologias (Soloway, 1993; Turk & Wiley, 1997).
Já o termo fluência tecnológica é mais abrangente na medida em que aponta para a utilização das tecnologias com objectivo pessoal, é saber dominar as ferramentas tecnológicas para aquilo que preciso, dando assim sentido ao uso.
Fluência tecnológica é o estar à vontade com a tecnologia; é conseguir resolver situações que apareçam seja ela qual for. À medida que surgem novos problemas surgirão também novas aprendizagens.
A fluência vem com a utilização, pois a experiência não resulta de treinos escolares, mas sim de esforços que são feitos para ultrapassar os limites e dificuldades. É a experiência e o uso diário que irá proporcionar as aprendizagens. O segredo é não ter receio de experimentar e nem medo de errar.
O uso das tecnologias na educação facilita o conhecimento, motiva o aluno a estudar, torna a aprendizagem mais interessante e tornam os temas mais atractivos.
Até já!
09 novembro 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Manuely,
Boa noite.
Estive a ler o seu blogue. Vê-se que está a fazer um esforço de leitura e escrita tendo como pano de fundo o livro do Papert. Comento este post pois é o único, onde de um modo explicito, relaciona conceitos do livro com ouitras fontes.
Continue.
Bom trabalho,
Guilhermina Miranda
Enviar um comentário