11 dezembro 2007

Quem deve ensinar valores?

Julgo que o papel da educação das crianças deverá ser prioritariamente atribuído aos pais, e refiro-me a educação no seu contexto global, pois o recinto familiar é o primeiro e mais significativo para a interiorização de valores, criação de hábitos e aprendizagens diversas, é a “famosa” educação doméstica. Com isso cabe aos pais que por sua vez tem legitimidade de fazê-lo, transmitir/ensinar valores e comportamentos importantes aos seus filhos.
O papel da escola bem representada pelos professores é reforçar e trabalhar estes valores morais, hábitos e comportamentos nos alunos. Porém um professor só poderá ensinar valores morais quando este assim os respeitar e os viver. È com o exemplo de vida e prática do professor que o aluno reconhecerá tais valores como sendo significativos e, tomará como modelo alguns comportamentos e atitudes para assim julgar, decidir e se pronunciar sobre algo.
É aí que muitas vezes existe uma diferença entre as teorias de aprendizagens e da ética de ensino com as questões das práticas educativas, pois muitas vezes a conduta dos professores não condiz com o seu discurso. O professor que não vive o que ensina não terá a confiança dos seus alunos.

Até já!

Sem comentários: