11 dezembro 2007

Real vs Virtual

Existe ainda muito receio dos pais no que diz respeito ao uso do computador por crianças, adolescentes e jovens, que temem que seus filhos percam ou não tenham o sentido real de mundo, que o computador manipule a vida da criança, que a criança se isole da sociedade, entre outros. Estas questões são de facto pertinentes e preocupantes, porém elas poderão acontecer se o acompanhamento dos pais sobre as actividades dos filhos não for efectiva. Para tudo existe um equilíbrio.
É válido, enriquecedor e importante que se introduza a forma de aprendizagem através do computador já na infância para que cada vez mais haja uma desmistificação a cerca das operações realizadas e das competências precisas para se trabalhar com esta ferramenta.
O uso dos computadores em educação poderá promover aprendizagens significativas e suscitar maior interesse dos alunos por aqueles assuntos menos “agradáveis” a ele. Sem contar que estamos na era da globalização e dos avanços tecnológicos, onde daqui alguns anos e até já hoje quem não conseguir operacionalizar as ferramentas do computador é considerado um “analfabeto digital” e não terá maior espaço, nem concorrerá de igual forma no mercado de trabalho.

Até já!

Sem comentários: