A postura de alguns professores face ao desafio que é educar, muitas vezes recai no engano de que o professor é que sabe tudo e, que os alunos estão ali para aprender, não levando em conta que no seu dia a dia eles exploram uma diversidade de saberes antes mesmo de os professores os ensinarem, a isto chamamos a “experiência da prática” que muitas vezes é mais rica e significativa que o discurso retórico dos professores.
Quando as habilidades com o computador não são as melhores; a melhor forma de conseguir sucesso e obter aprendizagem é trabalhar em conjunto para ultrapassar as dificuldades. O facto de um professor não estar tão à vontade com as novas tecnologias não o impede de aprender a partir das experiências dos seus próprios alunos, e não quer dizer que ele perca o estatuto de professor e que não possua um vasto conhecimento sobre o papel que desempenha enquanto tal.
O professor deve estar desarmado de preconceito relativo ao monopólio do conhecimento e admitir que em alguns assuntos os alunos possam ter mais conhecimentos que ele, e não estou aqui a querer dizer que os alunos sabem mais do que os professores, ou que o professor não deva procurar estes conhecimentos através de um curso de informática, por exemplo, a questão aqui é se desarmar do preconceito e abrir espaço para as aprendizagens em conjunto no contexto educativo através do computador.
Quando as habilidades com o computador não são as melhores; a melhor forma de conseguir sucesso e obter aprendizagem é trabalhar em conjunto para ultrapassar as dificuldades. O facto de um professor não estar tão à vontade com as novas tecnologias não o impede de aprender a partir das experiências dos seus próprios alunos, e não quer dizer que ele perca o estatuto de professor e que não possua um vasto conhecimento sobre o papel que desempenha enquanto tal.
O professor deve estar desarmado de preconceito relativo ao monopólio do conhecimento e admitir que em alguns assuntos os alunos possam ter mais conhecimentos que ele, e não estou aqui a querer dizer que os alunos sabem mais do que os professores, ou que o professor não deva procurar estes conhecimentos através de um curso de informática, por exemplo, a questão aqui é se desarmar do preconceito e abrir espaço para as aprendizagens em conjunto no contexto educativo através do computador.
Até já!
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